ABRIL NO NOSSO CAMINHO
ABRIL NO NOSSO CAMINHO é um espectáculo de música, imaginado por João Lourenço, João Paulo Santos e Vera San Payo de Lemos para celebrar os 50 anos do 25 de Abril no palco do Teatro Aberto. É uma comemoração deste aniversário da fundação da democracia e uma evocação do Teatro Aberto como um teatro de Abril. Venham festejar este Dia da Liberdade connosco! Tragam amigos e amigas também!
O Teatro Aberto foi o primeiro teatro a ser inaugurado em Portugal após o 25 de Abril. Inaugurou a 25 de Maio de 1976 com a encenação de João Lourenço de O Círculo de Giz Caucasiano, de Bertolt Brecht, cujas peças tinham sido proibidas de subir ao palco durante a ditadura. Como espaço de cultura e democracia, onde as pessoas se encontram, dialogam e existem como comunidade, o Teatro Aberto apresentou, ao longo das décadas da sua actividade, uma programação de dramaturgia e música contemporâneas que deu a conhecer novos autores e proporcionou momentos de emoção, reflexão e prazer estético aos seus espectadores.
ABRIL NO NOSSO CAMINHO propõe uma evocação de alguns desses momentos que pontuaram o caminho percorrido do antigo ao novo Teatro Aberto. Com imagens de diversos espectáculos apresentados, de O Círculo de Giz caucasiano a A Ópera de Três Vinténs, os solistas Leila Moreso e Mário Redondo irão cantar canções de Paul Dessau, Hanns Eisler e Kurt Weill, com o maestro João Paulo Santos a dirigir uma orquestra de 14 músicos. Em seguida, para relembrar o espectáculo que inaugurou o novo Teatro Aberto, a 24 de Fevereiro de 2002, será tocada a suite Da Loucura, do Grotesco e da Morte em Peer Gynt, que o compositor Eurico Carrapatoso criou a partir da música que compôs para a encenação de João Lourenço de Peer Gynt, de Henrik Ibsen.
No fim, haverá ainda tempo para deixarmos as conversas fluir no foyer e brindarmos em conjunto aos 50 anos do 25 de Abril.
imaginado por João Lourenço, João Paulo Santos, Vera San Payo de Lemos solistas Leila Moreso, Mário Redondo orquestra Alexandre Stewart, Álvaro Rosso, Cândida Oliveira, David Harrison, Elizabeth Davis, Emídio Coutinho, Isabel Pereira, João Braga Simões, Luís Marques, Luís Vieira, Nuno Lopes, Pedro Monteiro, Rui Matos, Tomás Costa
fotografias de cena © Filipe Figueiredo