SEMINÁRIOS
Sob este nome geral de Seminários, temos o intuito de transmitir ou aprofundar o saber nas diversas áreas de produção de um teatro profissional, organizando regularmente não apenas seminários mas também colóquios, debates e mesas redondas.
Sendo recente no Programa Educativo, esta é uma actividade que pretendemos desenvolver e na qual gostaríamos de contar com a participação de artistas, escritores, músicos, professores, tradutores e outros profissionais com percursos relevantes para o estudo e debate das questões propostas.
Em Março de 2018, promovemos o seminário de Práticas de Dramaturgia, orientado pela dramaturgista Vera San Payo de Lemos e destinado a estudantes e/ou profissionais das artes performativas que pretendiam aprofundar os seus conhecimentos nesta área. Partindo do estudo da evolução do conceito de dramaturgia (da Poética de Aristóteles à Dramaturgia de Hamburgo de Lessing, do teatro épico de Brecht ao teatro pós-dramático de Hans-Thies Lehmann e à performance), foram analisados textos e realizadas tarefas que exemplificaram a diversidade das práticas de dramaturgia, como a escrita de versões e adaptações cénicas, a análise dramatúrgica ou o trabalho de pesquisa que contribui para a construção do espectáculo e a elaboração dos materiais (sinopse, folha de sala, programa) que o acompanham e divulgam.
Sendo recente no Programa Educativo, esta é uma actividade que pretendemos desenvolver e na qual gostaríamos de contar com a participação de artistas, escritores, músicos, professores, tradutores e outros profissionais com percursos relevantes para o estudo e debate das questões propostas.
Em Março de 2018, promovemos o seminário de Práticas de Dramaturgia, orientado pela dramaturgista Vera San Payo de Lemos e destinado a estudantes e/ou profissionais das artes performativas que pretendiam aprofundar os seus conhecimentos nesta área. Partindo do estudo da evolução do conceito de dramaturgia (da Poética de Aristóteles à Dramaturgia de Hamburgo de Lessing, do teatro épico de Brecht ao teatro pós-dramático de Hans-Thies Lehmann e à performance), foram analisados textos e realizadas tarefas que exemplificaram a diversidade das práticas de dramaturgia, como a escrita de versões e adaptações cénicas, a análise dramatúrgica ou o trabalho de pesquisa que contribui para a construção do espectáculo e a elaboração dos materiais (sinopse, folha de sala, programa) que o acompanham e divulgam.