ENCONTRO COM RITA HAYWORTH
PEDRO PINHEIRO
Um casal! O vazio. A decadência. O desfazer da ilusão do passado tornado desilusão do presente. A indiferença. Os bons velhos tempos. Os amores desencontrados. A guerra colonial. O maior amigo. A morte deste nunca aceite e inconsequente. E enquanto o homem se afunda nos fantasmas que povoam a sua imaginação passada, a América de todas as liberdades, sonhos e oportunidades, tentando escrever um livro de pretensas verdades a mulher atordoa-se e permanece no turbilhão da alta-roda que não a respeita, recebe ou reconhece.
Uma relação em que o desencontro impera e a vida a dois se torna isolamento e solidão. A intolerância feita regra, amargura e paixão. A incompreensão. O fim dos mitos. O fim da razão.
versão Fernando Heitor, João Lourenço, Vera San Payo de Lemos cenografia Eurico Lopes figurinos Dino Alves coreografia Carlos Prado edição de vídeo Nuno Ricou Salgado luz Fernando Heitor, Melim Teixeira encenação Fernando Heitor com Anamar, Maria Emília Correia, Suzana Borges, Virgílio Castelo, António Pedro Cerdeira