

MELIM TEIXEIRA
Direcção da Cooperativa
Inicia a sua actividade teatral em 1969 no Grupo Cénico da Faculdade de Direito de Lisboa, participando nos espectáculos Volpone, de Ben Johnson e Melim 4, criação colectiva, direcção de Adolfo Gutkin. Em 1970/71 integra o Grupo de Acção Teatral (GAT), direcção de Artur Ramos, e o Teatro do Jovem Espectador (TeJE), direcção de Glicínia Quartin, ambos no Teatro Vilaret, e participa nas peças O Fim, de António Patrício, Casa da Comédia, encenação de Jorge Listopad, e Os Físicos, de Friedrich Durrenmatt, Teatro Maria Matos/Grupo Cénico da A.A.F.D.L., encenação de Frederico Wolf. Em 1971 participa, com Fernanda Alves, Francisco Pestana, Glicínia Quartin, João Mota e Mário Jacques na criação do Teatro Laboratório de Lisboa “Os Bonecreiros” e no seu primeiro espectáculo. Em 1972, com Carlos Paulo, Francisco Pestana, João Mota e Manuela de Freitas funda a Comuna Teatro de Pesquisa e está, até 1981, em todas as suas peças, como actor, na montagem e na luminotecnia. De 1977-81 é formador, no Curso de Formação de Actores na Comuna - Teatro de Pesquisa.
Em 1982, com João Lourenço, Irene Cruz e Francisco Pestana, funda o Novo Grupo de Teatro integrando, como actor, quase todos os seus espectáculos até 2004 e como director de produção, montagem e luz até 2012.
Ao longo da sua carreira artística vai a cerca de 30 festivais internacionais de teatro, de outros tantos países, como actor, director de produção e de montagem.
Em cinema integra os elencos de filmes realizados por António Macedo, Fernando Matos Silva, António Silva e Fonseca e Costa e os de diversas produções e coproduções internacionais.
Participa em programas de televisão, em co-produções da RTP com congéneres europeias e em várias séries televisivas e, ainda, na telenovela Chuva na Areia.
Tem integrado os elencos de peças radiofónicas e os de dobragem de séries de desenhos animados e dos filmes de animação Gru - O Maldisposto 1 e 2.