MÚSICA EM PALCO
TEMPORADA 2024
Entre os meses de Abril e Outubro de 2014, o Teatro Aberto apresentou a programação Música em Palco - Temporada 2014, que cruzou ópera, recitais e concertos comentados. Os três traços que marcaram toda esta programação foram a contemporaneidade do repertório, a ligação à criação e aos criadores nacionais e a concepção cénica de cada uma das apresentações musicais, que tiveram cenários próprios criados para receber os vários concertos. Estas são características que definem toda a programação, seja de música ou de teatro, que apresentamos no Teatro Aberto.
A direcção musical foi do maestro João Paulo Santos.
L’ ARCO DI SANT’ANNA
Nos dias 4 e 5 de Abril, foi apresentada a ópera em concerto L’Arco di Sant’Anna, com música original de Francisco de Sá Noronha, baseada na obra homónima de Almeida Garrett. Foi a primeira audição desta ópera portuguesa realizada neste século e constituiu uma oportunidade única de ouvir uma belíssima peça de música de um compositor português que estabelece uma curiosa ponte de carácter nacionalista entre o Romantismo e o Melodrama Italiano, nomeadamente o Trovador de Verdi.
LIBRETO
António Correia, Ernesto Pinto de Almeida
MÚSICA
Francisco de Sá Noronha
SOLISTAS
Nuno Dias, Sónia Alcobaça, Maria Luísa de Freitas, João Rodrigues, Diogo Oliveira, João Merino
LEMBRANDO AS HERÓICAS
No dia 25 de Abril, foi apresentado o concerto comentado Lembrando as Heróicas, com canções de Fernando Lopes-Graça e seus contemporâneos. Pretendeu-se com este concerto comentado situar estas canções na obra do compositor e no mundo, no dia em que se assinalaram os 40 anos sobre o 25 de Abril de 1974. Lembrando as Heróicas é um drama lírico em quatro actos e a acção passa-se no Porto, no reinado de D. Pedro I. A narração é do actor Paulo Pires.
SOLISTAS
Ana Ester Neves, Luís Rodrigues, Mário Redondo
MÚSICOS
Francisco Ribeiro, Jorge Trindade, Carmen Cardeal, António Figueiredo, Bruno Silva, Irene Lima, Pedro Araújo e Silva
TIÇÃO NEGRO
Nos dias 23 e 24 de Maio, foi apresentada a ópera em concerto Tição Negro, com texto de Henrique Lopes de Mendonça e música de Augusto Machado. Esta obra é uma opereta, escrita em tom de farsa, um exercício cénico e musical que recupera as origens do teatro nacional, a partir de temas e personagens vicentinos. Escrita para as comemorações do 4º centenário da estreia do Monólogo do Vaqueiro, de Gil Vicente, que marcou o início do Teatro Português, esta farsa lírica foi vista pela crítica da época como um novo impulso para o teatro nacional. Teve a sua estreia no Teatro Avenida, em 1902, pela companhia Sousa Bastos, com Palmira Bastos no papel principal.
Tição Negro tem um registo vincadamente cómico, surpreendendo o espectador com uma trama feita de triângulos amorosos, casamentos por conveniência, feitiçarias, enganos e disfarces.
TEXTO
Henrique Lopes de Mendonça
MÚSICA
Augusto Machado
SOLISTAS
João Sebastião, Marco Alves Dos Santos, João Merino, João Miguel Rodrigues, João Miranda, João Oliveira, Bárbara Barradas, Ana Ferro, Ana Franco
VIAGEM DE INVERNO
No dia 13 de Junho, foi apresentado o recital de canto e piano Winterreise - Viagem de Inverno, de Franz Schubert. As composições de Winterreise (Viagem de Inverno), de Franz Schubert, com poemas de Wilhelm Müller, eram das preferidas de Ernst Krenek e são peças incontornáveis. Este concerto e Livro de Viagem pelos Alpes Austríacos, de Ernst Krenek, foram apresentados novamente no Teatro Aberto nos dias 19 e 20 de Setembro.
MÚSICA
Franz Schubert
POEMAS
Wilhelm Müller
LIVRO DE VIAGEM PELOS ALPES AUSTRÍACOS
No dia 14 de Junho, foi apresentado o recital de canto e piano Reisenbuch aus den Österreichischen Alpen – Livro de Viagem pelos Alpes Austríacos, de Ernst Krenek. Esta obra é um relato de viagem inspirado não só experiência vivida pelo autor e compositor em viagem, mas também na composição de Schubert de Viagem de Inverno. As canções e os poemas de Krenek têm uma beleza, vivacidade e frescura impar.
MÚSICA E TEXTO
Ernst Krenek
SOLISTA
Luís Rodrigues
PIANO
João Paulo Santos
LEMBRANDO A 1ª GUERRA MUNDIAL
Nos dias 3 e 4 de Outubro, foi apresentado o concerto comentado Lembrando a 1.ª Guerra Mundial, um percurso musical que explorou as relações da música com a 1.ª Grande Guerra. Qual o impacto da 1.ª Guerra sobre a criação musical? Como olhavam os compositores para as guerras antes e depois de 1918?
O programa apresentado e comentado pelo maestro João Paulo Santos traçou um percurso por compositores portugueses e estrangeiros que se relacionam com o contexto da guerra sobre a qual passam este ano 100 anos. Este concerto reflectiu sobre a forma como a guerra influenciou a criação musical, os autores que viveram, combateram ou morreram entre 1914 e 1918, e alguns dos que escreveram música e poesia nas trincheiras da 1.ª Guerra Mundial.
SOLISTAS
Ana Franco, André Baleiro
MÚSICOS
Joana David, João Paulo Santos