HOMEM BRANCO HOMEM NEGRO
JAIME ROCHA
Um homem branco, militante anti-racista, ocupado a colar cartazes numa rua, encontra um homem negro. Entre os dois estabelece-se uma relação em que os dois papéis estão de certo modo pervertidos: o branco, imbuído de ideologia, esforça-se por incutir no negro os sentimentos de ódio racial de que este se confessa libertado de há muito.
Poderá a negação de um preconceito ser em si mesmo um outro preconceito, tão cego e desastroso como o anterior? Eis a questão tratada com humor e ironia em Homem Branco Homem Negro, a peça em dez quadros de Jaime Rocha que foi distinguida em 2004 com o Grande Prémio de Teatro Sociedade Portuguesa de Autores – Teatro Aberto e tem agora a sua estreia absoluta no Teatro Aberto com encenação de cenário de João Lourenço e interpretação de António Cordeiro como Homem Branco e Carlos Paca como Homem Negro.
dramturgia Vera San Payo de Lemos música Alexandre Manaia, Rui Melo figurinos Vera San Payo de Lemos luz João Lourenço, Melim Teixeira vídeo João Lourenço montagem de vídeo Subfilmes encenação João Lourenço com António Cordeiro, Carlos Paca