A ÚLTIMA BATALHA
FERNANDO AUGUSTO
A Última Batalha é um retrato ficcionado dos últimos dias de um homem de Estado que a História consagrou: Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Secretário de Estado do Rei D. José.
À margem do que nos conta a história, esta peça fala-nos não do esplendor do estadista, mas da sua decadência física e moral.
Depois de ter sido exonerado do alto cargo que ocupava, na hierarquia do Estado, Sebastião José de Carvalho e Melo, retira-se para a sua casa de Pombal, onde inicia uma penosa caminhada para a morte, pautada pela doença e pela luta que trava pela sua absolvição no processo judicial que, entretanto, lhe fora instaurado pela sucessora de D. José, D. Maria I. Acusado de abuso de poder e de ter agido de forma criminosa no processo dos Távora, corroído pelo remorso, o Marquês de Pombal vê-se na agonia da morte, confrontado com a sua própria consciência e com a condenação final do Estado.
versão Fernando Heitor cenário Henrique Cayatte figurinos Maria Gonzaga, Roberto Mainieri luz Melim Teixeira, Fernando Heitor banda sonora Fernando Heitor encenação Fernando Heitor com Adriana Queirós, António Cordeiro, Élvio Camacho, Francisco Pestana, Irene Cruz, João Cabral, Luís Alberto, Manuel Brás da Costa, Sofia Aparício, Sofia de Portugal