António Casimiro
Direcção de Cenografia
Frequentou a Escola António Arroio e a Escola Superior de Belas Artes.
Em 1958, iniciou a sua colaboração com a RTP como assistente de cenografia de Octávio Clérigo. Seguiu-se uma carreira como cenógrafo naquela empresa ao longo de 37 anos.
Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Roma, Milão e Paris. Frequentou, em Florença, um curso de cenografia para televisão. Em 1990 fez um estágio na TV Globo.
Esteve, em 1991, representado na Quadrienal de Cenografia de Praga.
No teatro, a sua primeira intervenção data de 1961, no Teatro Nacional de D. Maria II. Nos anos 70 trabalhou em diversos teatros. Trabalhou ainda com encenadores e realizadores de televisão como Costa Ferreira, Artur Ramos, Luís Andrade, Nuno Fradique, João Mota, Jorge Listopad, Carlos Avilez, Ruy Ferrão, Helena Matos, José Peixoto, Fernando Frazão e Armando Cortez, entre outros. Grande parte da sua cenografia teatral é partilhada com João Lourenço, no Teatro Aberto, ao longo das últimas três décadas.
Foi responsável pela cenografia de filmes realizados por António de Macedo, Eduardo Geada, Artur Semedo e Luís Filipe Rocha. Durante onze anos colaborou em diversos filmes de Manoel de Oliveira.
Entre 1981 e 2004, integrou o corpo docente da Escola Superior de Teatro e Cinema.
Enquanto artista plástico, participou em diversas exposições colectivas, de entre as quais destaca as realizadas no Museu da Electricidade (2000) e na Sociedade de Belas Artes (2002). A nível individual destaca, em especial, a exposição comemorativa dos seus 50 anos de actividade enquanto cenógrafo, organizada pelo Museu Nacional de Teatro (2007).