Apresentação Repertório  Imprensa
Membros Fundadores | Equipa | Dramaturgia

O Novo Grupo de Teatro – Teatro Aberto - foi fundado em 1982 por profissionais de teatro ligados aos primeiros grupos de teatro independente em Portugal. Foram seus fundadores, entre outros: João Lourenço, Irene Cruz, Francisco Pestana e Melim Teixeira.

Na linha de uma investigação dramatúrgica e teatral que estuda o homem nas contradições das diversas épocas e o modo como ele constrói ou desfaz o seu destino, o Teatro Aberto pretende apresentar um teatro em que a realidade e o sonho, a história e a poesia se manifestam no prazer da reflexão sobre a situação do homem no mundo.

Para a concretização desse objectivo, o Teatro Aberto escolhe e trabalha sobretudo um repertório contemporâneo constituído por novos textos e novos autores da nova dramaturgia portuguesa e estrangeira.

Desde Maio de 1982 que apresentamos um repertório de teatro contemporâneo, nacional e estrangeiro e desde 2002 que investimos num repertório musical essencialmente composto por óperas sob a direcção do Maestro João Paulo Santos.  

Fomentámos o desenvolvimento da nova dramaturgia portuguesa, quer convidando autores, como Fernando Dacosta, José Saramago, Clara Pinto Correia e Mário de Carvalho, a escreverem peças originais para a nossa companhia, quer promovendo, em conjunto com a SPA, o Grande Prémio de Teatro Português que, para além da sua vertente pecuniária, da edição e tradução da peça premiada, tem, na representação da peça pelo Novo Grupo, a sua principal componente.