Sinopse Voltar

Uma Família Portuguesa-Sala Vermelha


Data de Estreia: 2010-03-25

Autor Filomena Oliveira | Miguel Real

Dramaturgia e Encenação Cristina Carvalhal

Música João Gil
Cenário Ana Vaz
Figurinos Ana Vaz | Maria Gonzaga
Desenho de Luz Melim Teixeira
Apoio ao Movimento Margarida Gonçalves

Interpretação Bruno Simões | Carlos Malvarez | João Maria Pinto | Luísa Salgueiro| Teresa Faria


Sinopse

A peça apresenta-nos uma família portuguesa composta por três gerações. A casa onde habitam era propriedade do falecido patriarca de cuja presença não se conseguem libertar. Integrando referências musicais, literárias e plásticas da segunda metade do século XX, a encenação de Cristina Carvalhal convoca um imaginário com o qual todos os portugueses se poderão identificar. "Uma Família Portuguesa" é um espectáculo que evoca temas como a ditadura, a guerra colonial ou a devoção a Nossa Senhora de Fátima, tão presentes ainda na nossa memória.

Peça galardoada no ano de 2008 com o Grande Prémio de Teatro Português promovido pela SPA e pelo Teatro Aberto.


CRÍTICAS

“... É neste microcosmos simbólico que a imparável equipa de actores se move,muitíssimo bem coordenados nos movimentos com que cruzam o espaço, sob a vertigem que se suspende à beira de um comovente final em que nos confrontamos com «o ficarmos sós»."- - 8/04/2010– Visão (Rosário Anselmo)


" (...) o exemplar desempenho de José Maria Pinto, Luísa Salgueiro , Bruno Simões, Carlos Alvarez e a representação inspirada da velha doida por Teresa Faria, pois Cristina Carvalhal criou, como uma espécie de fábula, um belo fresco sobre o Portugal (...)"- - 07/04/2010– Time Out (Rui Monteiro)