SEMINÁRIO  -   Práticas de Dramaturgia

10 de Março | 15h às 19h | Foyer Teatro Aberto

Este seminário destina-se a estudantes e/ou profissionais das artes performativas que queiram profundar os seus conhecimentos na área da dramaturgia. Partindo do estudo da evolução do conceito de dramaturgia (da Poética de Aristóteles à Dramaturgia de Hamburgo de Lessing, do teatro épico de Brecht ao teatro pós-dramático de Hans-Thies Lehmann e à performance), serão analisados textos e realizadas tarefas que exemplificam a diversidade das práticas de dramaturgia como a escrita de versões e adaptações cénicas, a análise dramatúrgica ou o trabalho de pesquisa que contribui para a construção do espectáculo e a elaboração dos materiais (sinopse, folha de sala, programa) que o acompanham e divulgam.

 

VERA SAN PAYO DE LEMOS

É docente do Departamento de Estudos Germanísticos e investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa. No teatro, trabalha regularmente desde 1980, na área da tradução e dramaturgia, com o encenador João Lourenço, em espectáculos apresentados no Teatro Aberto, Teatro Nacional de São Carlos e Teatro Nacional D. Maria II. Publicou diversos artigos sobre teatro, sobretudo nos programas dos espectáculos em que colaborou. Participou em encontros, festivais e júris de teatro em Portugal e no estrangeiro. Colaborou na tradução e coordenou a edição dos quatro primeiros volumes do Teatro de Bertolt Brecht (Livros Cotovia). 

Recebeu um prémio pela tradução das peças As Presidentes e Peso a mais Sem peso Sem forma, de Werner Schwab, o Prémio da Crítica 2003 e a Medalha Goethe 2006.

 

Participantes
mínimo 10 e máximo 15

Data limite das inscrições
2 de março 

Propina
30€ (público geral)
20€ (estudantes)

Pago no acto de inscrição o valor da propina inclui um bilhete de cortesia para assistir ao espectáculo “Noite Viva”,na sala azul do Teatro Aberto, dia 10 de março às 21h30  

Formalização da inscrição
preenchimento e envio da ficha de inscrição pagamento do valor de Inscrição

Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional por favor contactar:
programaeducativo@teatroaberto.com ou celiacaeiro@teatroaberto.com


FICHA DE INSCRIÇÃO: 
 http://www.teatroaberto.com/ml/Ficha_inscricao.pdf