Teatro Aberto – 40 anos

No passado dia 25 de Maio de 2016 assinalaram-se 40 anos sobre a inauguração do Teatro Aberto com a peça “O Círculo de Giz Caucasiano”, de Bertolt Brecht e, nesse dia, demos início a uma temporada de comemorações.
 

No dia 29 de Junho de 2016, Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que iria agraciar o Teatro Aberto com o grau de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública por considerar que é necessário “ficar um símbolo em relação ao grupo que ao longo de tantos anos contribuiu de forma tão generosa” para uma educação cívica constante.
 

 Foi a 26 de Fevereiro de 2017, antes de assistir ao espectáculo “O Pai”, com encenação de João Lourenço, que Marcelo Rebelo de Sousa entregou as insígnias de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública “a esta casa ao serviço da cultura portuguesa”, como o próprio afirmou.
 

Esta homenagem é uma honra para a nossa companhia. Na sua intervenção (que pode ser escutada na integra em http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=123464) Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que era “como espetador de teatro, e não apenas enquanto Presidente da República, que me congratulo com estas quatro décadas ao serviço da cidade, do teatro e da cultura”.
 

O Presidente enalteceu ainda a “capacidade de superação” do Teatro Aberto face a várias dificuldades, nomeadamente orçamentais, e teceu também elogios à “fidelidade” dos espetadores de teatro. Nas suas palavras “os espectadores de teatro de Lisboa habituaram-se a ver aqui o grande teatro moderno e contemporâneo.”
 

Para o Presidente da República, no Teatro Aberto há “muito trabalho feito, dedicado, às vezes ingrato, mas precioso e insubstituível. Em teatro, como em tudo, sucedem-se modas e querelas, experiências e epifenómenos mas o Teatro Aberto tem sido um porto seguro para o teatro em Portugal. Aqui se faz teatro, aqui se vê teatro, aqui se vibra com teatro, aqui se deve homenagear o teatro.


Reportagem vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=CM8KiKr032E