TEATRO ABERTO | 40 ANOS


29 de Junho  de 2016 | Sala Azul


No âmbito das comemorações dos 40 anos do Teatro Aberto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, estiveram no passado dia 29 de Junho numa celebração que decorreu na Sala Azul do Teatro Aberto.

 

No passado dia 25 de Maio de 2016 assinalaram-se 40 anos sobre a inauguração do Teatro Aberto com a peça “O Círculo de Giz Caucasiano”, de Bertolt Brecht e, nesse dia, demos início a uma temporada de comemorações que teve o seu momento alto com o anuncio feito pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa de agraciar o Teatro Aberto com o grau de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública por considerar que é necessário “ficar um símbolo em relação ao grupo que ao longo de tantos anos contribuiu de forma tão generosa” para uma educação cívica constante.

 
O Presidente da Câmara, Fernando Medina, anunciou também a aprovação do novo plano para a Praça de Espanha onde o Teatro Aberto será uma peça central. Para Fernando Medina, o Teatro Aberto “é uma realidade viva, com alma, com tudo para dar certo no futuro. Que se continue aqui a fazer muito e bom teatro”. 

 

Foi um grande prazer para toda a equipa do Teatro Aberto recebeu estes dois convidados de honra, que subiram ao palco com João Lourenço.

 

Na plateia, foram muitos os que assistiram ao filme “Olhar e Voltar a Olhar” sobre a construção dos dois edifícios do Teatro Aberto na Praça de Espanha e que testemunharam esta celebração. Entre os presentes estavam a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, o Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, Pedro Mexia, Eládio Clímaco, Emília Nadal, João Lopes, Jorge Leitão Ramos, José Carlos Alvarez, entre muitos outros colegas, actores, amigos e espectadores do Teatro Aberto.

 

O novo Teatro Aberto foi inaugurado no dia 24 de Fevereiro de 2002 pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio e foi sempre pensado como um teatro municipal para a cidade. Durante os 18 anos da construção do edifício, os directores da companhia do Teatro Aberto trabalharam na concepção, projecção e execução do projecto do novo Teatro Aberto em estreito diálogo com a Câmara Municipal de Lisboa. 


 

Visite a galeria de imagens em:
 http://www.presidencia.pt/?action=12&id1=110443&id2=&id3=110485 


Ver Mais